17.12.08

Ser


Especular sobre os devaneios das outras pessoas sempre vai te fazer pequeno. Pensar, simples e involuntariamente, já esmaga muito do que você acredita, criando outras certezas que serão esmagadas um pouco depois. É difícil acreditar em alguma coisa que exponha o que você realmente é. É difícil, impossível, ser uma coisa só. Talvez por isso algumas pessoas falem pouco, valorizando o poder do silêncio. Talvez por isso algumas pessoas falem e riam tanto, mostrando a coragem que tem, ou que querem mostrar que tem, de ser...seja lá o que for.
Mentimos pra nós mesmos, muitas vezes, só para nos convencer de que somos tal coisa, de que nunca mudamos ou de que agora somos totalmente diferentes. A verdade é que a nossa existência depende essencialmente da existência dos outros. Nós somos tudo o que vimos, tudo do que gostamos, tudo o que fizemos e que normalmente não faríamos. Nós somos aquele calafrio que se sente por alguém com quem você nunca conversou e que nem faz seu tipo, aquela alegria que vem sem explicação, durante o dia mais sem graça, o envolvimento com as personagens de um livro. Ser é como amar, como ter esperança, essas coisas que não dão pra tocar e das quais a gente vive apanhando.


http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=267


(Thiago Cunha)

7 comments:

Anonymous said...

CUNHA!!!
Pra variar...mto legal!
Olha só...encontrei sua irmã no economíadas!!!! hahaha tem até foto dela (www.fotolog.net/patizinha)

SUPER AMIGAS...hehehe
mto legal ela...do q eu lembro neh...
Bjao...

Anonymous said...

Alma pequena pensar que vai te fazer pequeno. Pensamentos e devaneios (seus ou dos outros), sempre vai acrescentar.

Sim, mentimos para nós mesmo para mostrar quem somos....e, afinal, não somos aquilo que acham que somos?

Ser humano...você é?

Menina Marota said...

As plavras escritas. saídas do fundo da alma, por vezes não são meramente devaneios. São experiências sentidas, de tempos passados e não esquecidos...

Gostei de o ler.

Um abraço e boa semana :)

Anonymous said...

Muito Bom !!!
Este texto e' muito bom.. Faz muito sentido..
Tu e' fera em muleque..
Realmente e' impossivel ser uma coisa so'..!!!
Abracao
Gui (Bristol)

chá verde said...

ih...

Valentine said...

Gostei das inspirações. Vou acompanhar o blog agora para saber o que mora dentro dessa alma de escritor - que se mente sobre ter que ser, o que mesmo?! gerente de alguma coisa... Mas essa é uma longa conversa...

Anonymous said...

Engraçado como me identifico. Penso até que poderia ter sido um texto meu... Mas, não... esse texto sairia somente de alguém que já me admitiu não sentir o que escreve.